O Bife sem Bicho é um projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Zootecnia Celular da UFPR, com a missão de informar sobre os diversos aspectos da produção de carne celular. O projeto foca em discutir os impactos socioeconômicos, ambientais, e de saúde pública, destacando, sobretudo, os benefÃcios para o bem-estar animal.
Com o objetivo de promover o conhecimento sobre carne, ovos, leite e derivados produzidos sem sofrimento e morte de animais, o projeto explora as possibilidades oferecidas pela zootecnia celular. Nos últimos anos, essa área tem se destacado como uma inovação promissora no desenvolvimento de proteÃnas alternativas que não dependem do uso de animais.
Fundado em 2023, o Bife sem Bicho busca tornar o tema das proteÃnas alternativas acessÃvel ao público em geral, divulgando os avanços cientÃficos relacionados aos aspectos ambientais, sociais, econômicos, de saúde pública, segurança alimentar e, principalmente, ética animal. Desde sua criação, o projeto tem evoluÃdo significativamente, ampliando seu alcance e impacto.
O Bife sem Bicho é dividido em dois subprojetos principais: o Zoocel na Rede e o Pod Bife sem Bicho. Cada um deles foca em diferentes formatos e públicos, ampliando a disseminação de informações de informações sobre as novas fronteiras da produção alimentar sem exploração animal.
Zoocel na Rede
O Zoocel na Rede visa estabelecer uma presença digital sólida, promovendo a zootecnia celular e fomentando o debate sobre o tema de forma acessÃvel e inclusiva. Com atualizações frequentes no site do Laboratório de Zootecnia Celular da UFPR (www.zoocel.ufpr.br) e uma gestão ativa de perfis em redes sociais como Instagram e LinkedIn, o Zoocel na Rede cria uma plataforma de diálogo com a sociedade, disseminando informações e engajando diversos públicos.
Além de compartilhar os mais recentes avanços cientÃficos e tecnológicos na área, o Zoocel na Rede promove a participação da comunidade em discussões sobre os impactos ambientais, sociais, econômicos, de saúde pública, segurança alimentar e, sobretudo, éticos das proteÃnas alternativas. Por meio de conteúdos educativos, entrevistas com especialistas, transmissões ao vivo e campanhas interativas, o subprojeto busca conscientizar sobre as possibilidades da zootecnia celular e sua relevância para o futuro da alimentação sustentável.
Pod Bife sem Bicho
O Pod Bife sem Bicho tem como objetivo alcançar estudantes de graduação interessados na temática da zootecnia celular, além de informar o público em geral sobre as inovações emergentes nessa área. Com uma abordagem acessÃvel e educativa, o Pod Bife sem Bicho busca desmistificar conceitos e apresentar os avanços cientÃficos de maneira clara e envolvente.
Através de vÃdeos no YouTube, o projeto inclui podcasts com entrevistas de especialistas renomados em zootecnia celular, proporcionando uma visão aprofundada sobre os desafios e as oportunidades no campo das proteÃnas alternativas. Esses vÃdeos também são amplamente compartilhados nas redes sociais do Zoocel, como Instagram e LinkedIn, ampliando o alcance e o engajamento com o público.
O Impacto do Projeto Bife sem Bicho
O Bife sem Bicho, por meio dos seus subprojetos: Zoocel na Rede e o Pod Bife sem Bicho, não apenas expande o alcance da pesquisa acadêmica e promove o conhecimento cientÃfico sobre a zootecnia celular, mas também facilita uma compreensão mais profunda e uma aceitação crescente dessa abordagem inovadora na produção de alimentos. Ambos os subprojetos incentivam o público a se engajar de maneira informada, estimulando o interesse acadêmico e profissional dos estudantes e envolvendo a sociedade em um diálogo sobre o futuro da alimentação sustentável e os impactos éticos, ambientais e econômicos da produção de carne sem o uso de animais. Com isso, o projeto contribui significativamente para ampliar a conscientização e incentivar uma reflexão crÃtica sobre a necessidade de alternativas mais sustentáveis e éticas na produção de alimentos.
NOSSA EQUIPE:
Coordenação
Zoocel na Rede
Pod Bife sem Bicho